top of page
full-shot-family-airport.jpg

Blog Direitos do Passageiro

Cuidados com a saúde ao viajar de avião


Viajar é uma delícia, a viagem em si começa muito antes de se chegar ao destino. Mas para que uma viagem a passeio ou mesmo a trabalho aconteça de forma tranquila, é preciso algum planejamento e os cuidados com a saúde fazem parte disso, mesmo para quem está com a saúde em dia. Afinal, ninguém quer perder alguns dias da viagem passando mal ou até mesmo tendo que ir ao hospital, não é mesmo?


Viajar de avião não coloca a saúde em risco, mas pode trazer alguns incômodos. Como a cabine é despressurizada, a umidade dentro do avião pode chegar a apenas 10%, é possível que as vias respiratórias fiquem ressecadas, causando incômodos tanto para quem não tem problemas nas vias aéreas, mas principalmente para os que já sofrem com isso. Por isso, recomenda-se estar bem hidratado antes, durante e depois da viagem. É interessante também evitar bebidas alcoólicas.


Outra reclamação comum de quem viaja de avião é a queixa de dores de ouvido. Elas são causadas por conta da mudança de pressão e são piores para quem possui desvios do septo ou apneia, ou mesmo está viajando resfriado. Mascar chicletes, engolir saliva ou bocejar costuma resolver, mas se nada disso adiantar para você, consulte com um otorrinolaringologista quando puder. O profissional poderá analisar sua situação e, caso seja necessário, receitar medicamentos que são capazes de evitar este desconforto.


Também por conta da baixa pressão, aconselha-se que, em voos longos, o passageiro fique em pé ou mesmo se movimente pelos corredores para estimular a circulação e evitar inchaço e até mesmo o risco de trombose. Quem possui varizes ou tem problemas cardíacos pode usar meia de compressão, sempre consultando um médico antes para saber qual meia pode ser utilizada.


Para os que têm medo de viajar de avião, a dica é tentar se manter calmo, sabendo que os riscos de problemas ou acidentes são mínimos! Leve livros, revistas ou músicas para ouvir, distraia-se com os aplicativos interativos disponibilizados pelas companhias aéreas ou mesmo converse com alguém durante o voo, isso irá te distrair. Muitas pessoas acham que ingerir bebidas alcoólicas ajudam a se manter tranquilo, mas atenção, pode ocorrer justamente o contrário! Evite bebidas alcoólicas e cafeína, que é estimulante.


Grávidas ou pais e mães com filhos pequenos também devem manter a tranquilidade, de forma a passar calma para as crianças. Leve lanches leves e saudáveis como frutas, evitando alimentos gordurosos. Vale também levar brinquedos e jogos para divertir os pequenos.


Portadores de doenças cardiovasculares ou recém-operados devem consultar o médico antecipadamente. Se usar medicamentos controlados, lembre-se de levá-los para todos os dias da viagem e até alguns extra, caso aconteça algum imprevisto e a viagem se prorrogue uns dias a mais.


Por fim, se a viagem for para outro país com fuso horário diferente, pode acontecer o jet lag, que nada mais é do que um distúrbio temporário do sono. Ocorre quando o relógio biológico do corpo está fora de sincronia com o novo fuso horário. Para evitar os sintomas, basta tirar um dia para descansar e começar a realizar as atividades com calma e sem pressa.


Tendo estes cuidados, sua viagem vai ser só alegria! Agora, se acontecer de ter problemas com o seu voo e com a companhia aérea, saiba que podemos te ajudar! Contamos com uma equipe especializada em ações de indenização junto às companhias aéreas e você só paga pelos nossos serviços caso tenhamos sucesso em sua ação. Clique aqui e solicite sua indenização.

Você é passageiro e teve problemas com seu voo?

Você pode ter direito a receber valores expressivos. Analisamos a sua situação e cuidamos de tudo para você!

Solicite hoje mesmo uma avaliação gratuita do seu caso.

bottom of page