top of page
full-shot-family-airport.jpg

Blog Direitos do Passageiro

Bagagem de mão, despachada ou especial? Confira as diferenças



Fazer as malas para ir viajar costuma ser uma grande dificuldade para muita gente. É preciso estudar o clima no destino, pensar nas combinações, nas peças que ocupam pouco espaço, nas que não amassam... mas além de tudo isso, tem mais um desafio importante: o tamanho e peso da mala!


Existem três tipos de bagagens: bagagem de mão, bagagem despachada e bagagem especial. Você confere mais sobre cada uma a seguir.


Bagagem de mão: é a mala que vai com você dentro do avião e deve ser colocada no compartimento reservado às bagagens. Além dela, é permitido levar mais um item pessoal, como uma bolsa ou mochila pequena, do tamanho suficiente para ser colocada embaixo do assento (não é permitido viajar com objetos no colo).

Bagagem despachada: é a mala que será levada no compartimento de carga do avião. É preciso chegar com antecedência ao aeroporto para fazer o check-in e despachar a mala. Você só terá acesso a ela novamente no aeroporto de destino.

Bagagem especial: itens como instrumentos musicais, equipamentos esportivos, carrinho de bebês e outros objetos maiores que necessitam de cuidado especial. Cada companhia aérea tem uma regra diferente sobre o assunto.


No Brasil, desde 2017 a tarifa mais básica da passagem aérea não dá direito à bagagem despachada, ou seja, se você não quiser pagar uma taxa extra para despachar a bagagem, terá que fazer de tudo para que sua mala tenha o peso máximo de 10 quilos e ainda precisa se preocupar com o tamanho dela. Cada companhia aérea tem uma especificação para a bagagem de mão e antes de viajar é importante consultar a companhia aérea escolhida. Além da bagagem de mão, também é permitido uma bolsa ou mochila pequena, como citado acima.


Na bagagem de mão você pode levar roupas, equipamentos eletrônicos e produtos de higiene pessoal, desde que cada frasco tenha no máximo 100ml.


Agora, se você resolveu pagar uma taxa extra para despachar a bagagem, esta pode pesar até 23 quilos para voos nacionais ou 32 quilos em voos internacionais. Nela você pode colocar roupas, bebidas e os itens que não podem ser levados na mala de mão, tais como objetos cortantes, pontiagudos e inflamáveis. Se for levar objetos de valor ou maior quantia em dinheiro na mala despachada, é preciso fazer uma declaração dos itens no momento do check-in.


São muitas as regras relacionadas à bagagem e o que é ou não permitido em uma viagem de avião. Trouxemos aqui as principais informações, mas se você ainda tiver alguma dúvida, pode deixar nos comentários, será um prazer te ajudar!


E se você já teve problemas em voos tais como atrasos e cancelamento, extravio de bagagem e outras situações, você pode ter direito a receber uma indenização! A Direitos do Passageiro possui uma equipe especializada no direito do passageiro. Entre em contato sempre que precisar! Se você passou por algum problema deste tipo, clique aqui e solicite sua indenização.

Você é passageiro e teve problemas com seu voo?

Você pode ter direito a receber valores expressivos. Analisamos a sua situação e cuidamos de tudo para você!

Solicite hoje mesmo uma avaliação gratuita do seu caso.

bottom of page