Direitos do Passageiro

Comprovantes de vacina em viagens ao exterior – tudo que você precisa saber

Seja a passeio ou a trabalho, viajar exige planejamentos e um deles diz respeito à saúde do viajante, aos riscos que ele se expõe ao chegar a um destino e aos riscos que ele pode representar para os outros. A prevenção é a palavra-chave e para isso o viajante deve sempre consultar se o país para onde ele vai exige determinadas vacinas.

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é um documento instituído pelo Regulamento Sanitário Internacional (RSI) da Organização Mundial de Saúde (OMS). A emissão do Certificado Internacional de Vacinação segue as diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde e tem o objetivo de comprovar a vacinação contra a febre amarela. Este documento é exigido por dezenas de países. Nos últimos meses, a procura pelo certificado aumentou bastante, devido à preocupação com casos da doença no Brasil. Importante destacar que a vacina contra a febre amarela deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem. 

E agora, além da vacina contra a febre amarela, os países estão exigindo também a vacinação completa contra a COVID-19, teste negativo ou ambos, em alguns casos. É importante verificar atentamente quais as exigências do país para onde se está indo, que podem variar quanto à testagem e antecedência de realização. Para não ter dúvidas, vale buscar informações tanto com a companhia aérea quanto no site do governo do destino.

Importante destacar que, no momento, a Anvisa não emite Certificado Internacional de Vacinação (CIVP) para a vacina de COVID-19. Segundo o Portal de Serviços no site do Governo Federal: “até agora, não há determinação ou recomendação da OMS e do Ministério da Saúde, para emissão de comprovação de vacinação contra COVID-19, ou seja, emissão do CIVP, para viagens internacionais, conforme publicação da OMS”.

Portanto, caso o país de destino exija o CIVP e o teste ou exame contra a COVID-19, os comprovantes são individuais. Em outras palavras, o CIVP não é válido para comprovação da vacina ou exame negativo contra a COVID!

Fez alguma viagem recente e teve algum tipo de problema com a companhia aérea? Você pode solicitar agora mesmo sua indenização aqui no site Direitos do Passageiro.com. Contamos com uma equipe especializada em ações de indenização junto às companhias aéreas e você só paga pelos nossos serviços caso tenhamos sucesso em sua ação. Clique aqui para solicitar sua indenização.