top of page
full-shot-family-airport.jpg

Blog Direitos do Passageiro

Deveres do passageiro aéreo – tudo o que você precisa saber


No post anterior você conheceu quais são os principais direitos do passageiro aéreo. Agora é hora de saber quais são os seus deveres. Para que uma viagem aérea aconteça sem imprevistos os passageiros devem seguir algumas normas que visam garantir a segurança e conforto de todos.


Primeiramente, é dever do viajante portar um documento de identificação atualizado e com foto. Os documentos válidos são: Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Passaporte. É importante destacar que embora a Carteira de Identidade não tenha validade, para viagens internacionais ela não deve ter mais do que 10 anos desde a data de emissão. Em caso de roubo de documentos, é possível embarcar utilizando o Boletim de Ocorrência nos voos nacionais. Para voos internacionais é exigido o Passaporte.


Se for viajar com crianças menores de 12 anos, além do documento de identidade deles é exigido também que os acompanhantes exibam documentos que comprovem a filiação ou que é o responsável legal pela criança.


As companhias aéreas aconselham que o viajante chegue com antecedência ao aeroporto. Para voos nacionais recomenda-se 2 horas e para voos internacionais pelo menos 3 horas de antecedência.


No momento do embarque, procedimentos de inspeção de segurança são obrigatórios. Os passageiros devem passar pelo detector de metais (grávidas podem solicitar revista física) e mesmo por revista física, como medida adicional de segurança.


É muito importante também consultar a lista de itens proibidos para levar na bagagem de mão. A lista é divulgada pelas companhias aéreas no momento da compra da passagem e nos balcões de check-ins. Quando detectados, os itens proibidos devem ser descartados no momento da inspeção.


Atente-se ao horário correto do embarque e sempre confira as informações exibidas nos painéis espalhados pelo aeroporto. Pode acontecer de mudarem o portão de embarque, por exemplo, e é dever do passageiro ficar atento a estas informações.


Uma vez dentro do avião, o passageiro deve obedecer às normas de segurança, tais como colocar o cinto, levantar a cadeira e suporte de mesa, ficar sentado, entre outras indicações que o comandante e comissários de bordo indicarem.


Seguindo todas estas indicações, desejamos que você tenha um ótimo voo! Mas caso algum problema tenha ocorrido, você pode solicitar agora mesmo sua indenização aqui no site Direitos do Passageiro.com. Contamos com uma equipe especializada em ações de indenização junto às companhias aéreas e você só paga pelos nossos serviços caso tenhamos sucesso em sua ação. Clique aqui e solicite sua indenização.

Você é passageiro e teve problemas com seu voo?

Você pode ter direito a receber valores expressivos. Analisamos a sua situação e cuidamos de tudo para você!

Solicite hoje mesmo uma avaliação gratuita do seu caso.

bottom of page