top of page
full-shot-family-airport.jpg

Blog Direitos do Passageiro

Alteração e cancelamento de passagens aéreas: conheça os seus direitos



E então você resolveu que vai viajar de avião. Seja a trabalho ou a lazer, decidir qual passagem aérea comprar não é tão simples quanto comprar uma passagem de ônibus. Além dos valores mudarem muito de acordo com uma infinidade de variáveis, um dos principais dificultadores é que, caso haja desistência ou qualquer mudança, você provavelmente terá que desembolsar um valor alto.


As companhias aéreas disponibilizam valores diferenciados para uma mesma passagem. O que vai influenciar na diferença de preço é a possibilidade de alteração ou remarcação de dias e horários. As passagens mais baratas e principalmente as que são oferecidas em grandes promoções não costumam oferecer alterações ou reembolsos. Se for necessário mudar, é preciso cancelar e uma nova passagem deve ser comprada. Mas atenção: o cancelamento também gera custos!


A multa para remarcação de voo é acrescida da diferença tarifária entre o voo original e o desejado. O ideal é fazer a alteração com o máximo de antecedência possível. Quanto mais cheio e próximo da data, mais o valor se eleva.


Ao fazer a compra de uma passagem aérea, o cliente tem até 24 horas para cancelar a compra sem custo, desde que a aquisição tenha sido realizado com 7 dias ou mais de antecedência em relação à data da viagem. Este é o momento para conferir todas as informações para, caso alguma informação esteja errada, dar tempo de corrigir.


Caso haja algum erro no nome do passageiro, como grafia incorreta ou nome e sobrenome invertido, basta entrar em contato com a companhia aérea que a correção é feita sem custo. Mas a troca total de nome, o que ocasionaria a troca de titularidade, não é permitida por nenhuma empresa, mesmo pagando multa ou outras taxas.


E fique atento a seu direito: caso você tenha comprado a franquia adicional de bagagem, mesmo cancelando a passagem é direito do passageiro receber o dinheiro de volta. As taxas de embarque também devem ser reembolsadas, obrigatoriamente.


Última dica importante: guarde sempre a confirmação de compra da sua passagem, ela contém todas as informações importantes tais como valor pago, itinerário e horários, nome do passageiro e demais informações úteis.


Seguindo todas estas indicações, desejamos que você tenha um ótimo voo! Mas caso algum problema tenha ocorrido, você pode solicitar agora mesmo sua indenização aqui no site Direitos do Passageiro.com. Contamos com uma equipe especializada em ações de indenização junto às companhias aéreas e você só paga pelos nossos serviços caso tenhamos sucesso em sua ação. Clique aqui e solicite sua indenização.

Você é passageiro e teve problemas com seu voo?

Você pode ter direito a receber valores expressivos. Analisamos a sua situação e cuidamos de tudo para você!

Solicite hoje mesmo uma avaliação gratuita do seu caso.

bottom of page